Education in virtual/real worlds

my second life and the first one

Sessão de esclarecimento em Portucalis para portugueses

Ontem, dia 17 de Julho, realizou-se uma sessão de esclarecimento para novos residentes em português. A sessão decorreu no auditório de O Caneco, na ilha Portucalis. Eles apelidaram a iniciativa de “sessão de esclarecimento” talvez por seguir o formato de pergunta/resposta (P&R)… Contudo eu considero que foi mesmo uma 1ª aula sobre questões relacionadas com a SL. Os professores foram a Winter Wardhani, a Cat Magellan (em substituição do Miguel Yesheyev) e o M2life Paravane. Eu fui assistir na minha qualidade de investigadora e aluna! Bom, confesso, que desta vez, fui mais investigadora (na clandestinidade) do que aluna e não resisti a fazer uma cobertura fotográfica! 🙂

Há vários aspectos que me levam a considerar que esta experiência foi um sucesso e deve ser continuada (como já sabemos que vai ser pela agenda de Portucalis):

1º) a aula demorou cerca de 1h30m e o o número de participantes (alunos) situou-se sempre entre os 25 e os perto de 40 -um forte indicador do interesse que a iniciativa teve;

Perspectiva genérica

2º) não se assistiu a nenhum momento “morto”, ou seja, durante aquela hora e meia houve sempre alguém que tinha uma questão a colocar e essas questões foram-se sucedendo umas às outras a um ritmo sem paragens;

Perspectiva genérica 2

3º) os professores tiveram a capacidade de responder a todas as questões colocadas, complementando-se uns aos outros nessas mesmas respostas;

os professores

4º) a sequência de perguntas-respostas decorreu sem atropelos: cada aluno colocou a sua questão após a resposta à anterior ter sido dada; assim como os professores complementaram as respostas uns dos outros, após o anterior ter terminado a sua explicação;

professores 2

5º) os conteúdos ou temáticas abordadas tiveram algum pendor de ordem técnica, mas também abordaram aspectos sobre sim, prims, grupos,… Esta diversidade pode ser um indicador dos diferentes interesses dos alunos e do conhecimento relativo que detém sobre a SL, levando-me a considerar que a aula congregou não só newbies (a quem primeiramente se destinava), mas também outros com mais experiência;

Perspectiva genérica 3

6º)  depois da aula terminar poucos alunos sairam! Pelo contrário, assisti à deslocação de todos (professores e alunos) para o centro do auditório. Os professores saíram do “pedestal” e os alunos da sua posição de sentados ordeiramente!  E ali todos queriam conversar sobre aquela experiência, sobre a aula, sobre o que aprenderam, sobre as expectativas tidas e/ou não correspondidas! Ou seja, passaram a uma auto e hetero avaliações sobre a aula, sobre as aprendizagens e sobre o ensino!

no final

Se tiverem lido o artigo onde descrevo a investigação que conduzi com o M2, esta aula vai ao encontro do que já tínhamos apurado. Atendendo a que foi uma 1ª vez, não havendo uma experiência prévia nesta actividade (pelo menos, por parte dos professores, penso eu) considero estar em condições de dar os parabéns a todos e concluir que dar ou receber aulas na SL não tem nada que ver com o equivalente na real life (RL).

Perspectiva genérica 1

Este é o meu desafio pessoal: encontrar as diferenças para ver o que pode contribuir para melhorar as situações de ensino e de aprendizagem na RL! A vossa experiência incentiva a minha investigação! 🙂

Um comentário final: era bom mudar o chão do auditório! Baralhou-me a máquina fotográfica toda! 🙂

Advertisements

July 18, 2007 - Posted by | Education, Second Life®, SL®Education

5 Comments »

  1. Olá Cleo.
    Muito obrigada pelo post tão fantástico sobre a nossa “diz que é uma espécie de aula” hehehe
    Foi de facto a primeira experiência para mim em termos de “esclarecimentos” para um grupo (eu que até tenho pânico de plateias lol) e confesso que foi de facto bastante gratificante a adesão e interesse de toda a gente.
    Vamos com certeza fazer mais sessões/aulas. A seu tempo serão informados de data, hora e local.
    Quero também deixar aqui um enorme Obrigada a todos quantos participaram e “puxaram” por nós 🙂
    Beijinhos grandes

    Comment by Winter Wardhani | July 19, 2007

  2. […] a Sessão de esclarecimentos em Portucalis para portugueses, um excelente post da investigadora Cleo […]

    Pingback by Aula de 3ª feira passada na Portucalis at Get a (second) life! | July 20, 2007

  3. Ainda bem que correu bem. Tive imensa pena de não poder estar presente. :/

    Comment by Ana Lutetia | July 20, 2007

  4. da próxima vez e se estiveres presente tb, fala comigo para mudar o chão….lol…odeio confundir máquinas fotográficas

    Comment by Imso Obscure | July 22, 2007

  5. Obrigada a todos pelos vossos comentários! 🙂

    Winter, foste uma professora espectacular! E para quem tem pânico de plateias…. isto já é matéria para investigação! 🙂
    Estão a ver como o SL faz descobrir novas potencialidades e evidenciar capacidades individuais que na RL estão… não sei… escondidas?

    Cat, obrigada pelo “pingback” e pelo teu post! Quando eu souber fazer isso…

    Ana, foi pena que não pudesses ver aquela aula, mas… a próxima avizinha-se: 3ªfeira, M2 estreia-se com uma construção designada “Fonte com escultura de água”
    (anúncio em http://secondlife.com/events/event.php?id=739149&date=1185310800). Temos de lá ir! 🙂

    Imso que bom! Falarei contigo para mudar o chão, sim! Até pago se for preciso! ahahaha ahahaha

    Comment by cleobekkers | July 22, 2007


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: