Education in virtual/real worlds

my second life and the first one

“… we decided NOT to replicate …”

“… Right from the outset, we decided NOT to replicate a classroom or a campus, but rather create a learning environment….” lê-se na primeira página do artigo de Glena McPherson e Malcolm Jolly, intitulado “Can vocational education learning outcomes be achieved in SL?” e publicado na revista thekonstrukt, issue 11, June 2007, número dedicado a questões de educação.

No artigo mencionado, os autores reportam a experiência em SL que levaram a cabo na área da formação profissional. Vale a pena a sua leitura! Aspectos que destaco:

i) o posicionamento de partida sobre a forma como a SL pode ser utilizada na construção de conhecimento e, neste caso acresce, no desenvolvimento de competências profissionais – as potencialidades e facilidades em SL foram entendidas e as transposições efectuadas circularam no sentido SL-RL e não no sentido impregnante e redutor RL-SL. Ou seja, tal como a frase supratranscrita ilustra (deixando também no ar a questão: “a classroom or a campus are not a learning environment?”), o ponto de partida destes autores não foi recriar em SL o que se faz na RL, mas antes potenciar a SL como ambiente genuíno de aprendizagem;

ii) a SL “obriga” a uma mudança de paradigma sobre o ensino e a aprendizagem – não faço ideia sobre as concepções de ensino que estes autores detêm na vida real, de reflexo nas suas práticas lectivas. Contudo, percebe-se que, mesmo no pior dos casos (abordagens behaviouristas), essas concepções tiveram de mudar. Pela leitura do artigo antevê-se uma perspectiva do ensino e da aprendizagem toda ela integrada nas mais recentes tendências em Didáctica, onde o ensino por pesquisa se destaca;

iii) o facto das competências desenvolvidas em SL terem tido repercussões na RL – este aspecto é de fulcral importância. É mesmo um indicador que alenta a aposta , em termos educativos, na SL. Serão precisos mais estudos a corroborar este aspecto. No entanto, o que já temos e as percepções que sentimos… vão neste sentido! (sobre as interacções SL-RL aconselho a leitura do artigo de Paulo Frias – “Os novos colonos”, JL, Nº962, p. 9).

E para terminar este post, passem os olhos pelos vários números da revista thekonstrukt – sueca e também com versão portuguesa [que não consegui encontrar! Se alguém apanhar o dito “link”, pf, deixe essa informação aqui! :-)]

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August 18, 2007 - Posted by | Congress, Education, Second Life®, SL®Education, SL®ResearchArticles

3 Comments »

  1. Olá!
    Encontrei isto… http://www.inversus.org/ e a partir daqui cheguei a:
    http://www.thekonstrukt.com/magz/p1.pdf
    http://www.thekonstrukt.com/magz/p10.pdf

    mas só encontro estas duas edições traduzidas…
    será que ajuda?

    Beijinhos

    Comment by Teresa Marques (Te Yalin) | August 22, 2007

  2. Olá Te! 🙂

    Obrigada! Claro que ajuda! Ficámos a perceber que a versão portuguesa…., é brasileira (era de esperar) e, por ali, apenas cobre 2 números da revista! 🙂

    Após o teu contributo aqui, Te, acho que vou mandar um mail aos responsáveis para melhorarem aquele falso “link”!

    Não há por aí nenhuma alma portuguesa que se candidate a tradutor(a) da theKonstruKt? 🙂

    Beijinhos, homónima! 🙂 Mil obrigadas!

    Comment by cleobekkers | August 22, 2007

  3. De nada! Realmente seria bom encontrar alguém interessado…
    Beijinhos

    P.S. O Paulo Frias fez esta semana um desafio no canto dele… mas acho que o pessoal está de férias e ainda não reparou… Era giro haver mais contributos, pois a ideia tem a sua piada. 🙂

    Comment by Teresa Marques (Te Yalin) | August 25, 2007


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