Education in virtual/real worlds

my second life and the first one

Academia Portucalis com “Breve resenha histórica”

Como todos sabem, tenho vindo a dar algumas aulas na Academia Portucalis. Se antes, e por causa da investigação que tenho em curso, fui aluna em várias escolas existentes em SL, quando a Academia foi fundada, passei ao papel de formadora. Ambas as experiências foram e têm sido altamente enriquecedoras, pois têm vindo a permitir compreender as necessidades, os constrangimentos, as exigências inerentes a cada papel assumido. Sobretudo, tenho vindo a perceber com maior clareza a “força” das interacções sociais que se estabelecem por estarmos num ambiente imersivo e a sentir que os ganhos adquiridos nessas situações podem ter reflexo nas nossas práticas em RL!

Mas ainda não é por aí que eu queria ir! 🙂

O que quero mesmo salientar é este facto extraordinário de a Academia Portucalis já se permitir fazer uma “Breve resenha histórica“!!! e, ao analisar a agenda das actividades levadas a cabo, encontrar uma certa maturidade no que conseguiram concretizar.

É certo que posso ser suspeita nesta apreciação, na medida em que sou formadora lá e, algumas vezes, também dei a minha opinião sobre as aulas a realizar. No entanto, o que agora escrevo é com toda a isenção, numa análise do exterior, com estes óculos de investigadora em Didáctica.

Da análise sobre as actividades concretizadas durante 2007 e o descrito no referido post, ocorrem-me os seguintes comentários:

i) a oferta de formação começou por ser diversificada, abordando temáticas distintas, sem uma lógica interna visível ou explícita, mas com um denominador comum: dar resposta a várias primeiras necessidades de qualquer cidadão SL! Há aqui um desejo manifesto de facultar aos participantes conhecimentos básicos de vivência em SL que lhes permita vir a progredir e adquirir autonomia nas suas experiências SL. Isso é notório pelas duas sessões de Perguntas e Respostas realizadas no início, assim como se percebe pelas temáticas abordadas nas restantes aulas;

ii) no último mês, a oferta de formação concentrou-se numa única temática (com efeitos bem visíveis aos olhos de todos, pela exposição aberta na Galeria LX) indiciando que a “primeira” formação foi conseguida e, por isso, passou a ser possível organizar e abrir um Curso num dado tema.

iii) cronologicamente passaram de aulas, aparentemente, avulso para a oferta dum programa com princípio, meio e fim! Este é o maior sinal de maturidade que falava antes!

O desejo de querer corresponder às necessidades dos amigos da Academia volta a fazer sentir-se agora, pela auscultação pública sobre as temáticas que estes desejam ver abordadas no calendário do próximo ano lectivo! Vamos a ver o que de lá virá! Eu continuarei sempre disponível, com o maior dos orgulhos! 🙂

Parabéns à Academia Portucalis!

Advertisements

December 3, 2007 - Posted by | Second Life®, SL®Classes, SL®Education | , , ,

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: