Education in virtual/real worlds

my second life and the first one

Web 2.0 em Braga

A organização do Encontro Web 2.0 decorrido no passado dia 10, na Universidade do Minho, está de parabéns! Não só me pareceu que tudo correu muito bem, como, e sobretudo, foi muito rico pela diversidade das temáticas abordadas e pelas discussões geradas.

No blogue dedicado ao Encontro podem encontrar-se fotos e uma listagem de links a blogues de participantes que se referem ao encontro.

De entre essa listagem, chamo a atenção para os seguintes blogues: i) Na Praia, onde Carlos Santos disponibiliza a intervenção que fez no Painel decorrido antes da Sessão de Encerramento e intitulada “Plataformas Web 2.0 em Contexto Educativo – promover a participação e abertura“; ii) Caderno Digital, onde Sónia Cruz nos deixa a apresentação elaborada como dinamizadora do Workshop 1 – Blogue, YouTube, Flickr e Delicious: Software Social.

As conferências foram imperdíveis!

George Siemens, do Canadá, falou sobre “New structures and spaces of learning: The systemic impact of connective knowledge, connectivism, and networked learning“. O autor notabilizou-se quando divulgou: “Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age” (o link vai também ficar no blogroll para facilitar o acesso).

Graham Attwell, do Reino Unido, com a sua forma de expressão muito particular, falou sobre “Social software, personal learning environments and the future of teaching and learning“. Digamos que não trouxe muitas ideias novas, mas que é sempre um momento de boa disposição ouvi-lo, isso é! 🙂

As comunicações apresentadas estão listadas com os respectivos resumos aqui. Por motivos óbvios, destaco as relativas a investigações em torno de Second Life! –

– na sessão 9, a comunicação intitulada “Novos contextos de formação de professores de ciências no ensino básico e/ou secundário: a utilização pedagógica do SL” de Olga Cação, Cecília Guerra, Luís Pedro, António Moreira e Rui Marques Vieira;

– na sessão 3, a comunicação intitulada “Análise das interacções em ambiente virtuais: um estudo de caso no Second Life” de Sara Pita e Luís Pedro.

Já tinhamos ouvido a Sara Pita no cef^SL’08 falar sobre o seu estudo na generalidade e focando alguns aspectos de ordem metodológica. Agora, com o estudo em estado mais avançado, a Sara revelou-nos que andou a recolher dados durante as sessões de divulgação e de debate do cef^SL’08! Quem participou nesses encontros e estava na sala… ficámos todos surpreendidos! Ninguém sabia de nada! E claro tinha de ser mesmo assim! Foi bom ver a foto da Academia Portucalis, e a ocacao e eu metidas num pacman! 🙂

Renovo os parabéns à organização do Encontro Web 2.0 e, a todos, sugiro a leitura do novo material que assim se produziu.

Advertisements

October 16, 2008 - Posted by | Congress, Education |

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: